No final da tarde do dia 23 de junho, a equipe de Inspeção Naval (IN) da Capitania Fluvial de Brasília (CFB) mostrou prontidão ao responder rapidamente a uma denúncia de manobras perigosas no Lago Paranoá. A ação, conduzida com eficácia, resultou na interceptação de uma moto aquática e na aplicação de notificações, sublinhando o compromisso da Marinha com a segurança aquaviária.

Descrição da denúncia e ação da equipe de IN

Por volta das 17 horas, a equipe de Inspeção Naval da CFB recebeu uma denúncia sobre uma moto aquática realizando manobras perigosas nas proximidades da Península dos Ministros. A equipe, composta pelo Suboficial AV-HV Rogério, Segundo-Sargento FN-MO Leonardo, Terceiro-Sargento FN-MO Adriano Silva e o Marinheiro Lucas, agiu prontamente, deslocando-se ao local indicado em cerca de nove minutos.

Equipamento e técnicas utilizados para a interceptação

Os militares utilizaram embarcações rápidas e equipamentos de comunicação avançados para interceptar a moto aquática. A operação foi executada com precisão, demonstrando a eficácia dos treinamentos e a capacidade de resposta rápida da equipe de Inspeção Naval.

Procedimentos de segurança e abordagem

Durante a abordagem, foi constatado que um dos condutores não possuía habilitação para operar a embarcação. Foram emitidas notificações para ambos os tripulantes, enfatizando a importância de cumprir as normas de segurança para evitar acidentes e garantir a segurança de todos no Lago Paranoá.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui