Benedito Aguiar, presidente da CAPES, General Viana, diretor de Ensino do MD, com premiados na cerimônia (Foto: Naiara Demarco - CCS/CAPES)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), juntamente com o Ministério da Defesa (MD) homenageou os vencedores do Prêmio Tiradentes, em cerimônia realizada na sede do MD, em Brasília, na quarta-feira, 16/12. Quatro dissertações de mestrado e a mesma quantidade de teses de doutorado foram selecionadas, entre 244 concorrentes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Importância do Prêmio

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, afirma que essa honraria é uma celebração à ciência brasileira. Para ele, “é sempre muito importante o reconhecimento de mérito da geração de conhecimento”. Ele lembra que a CAPES é a responsável pelas políticas e diretrizes do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e “considerando que a pesquisa de relevância neste país se desenvolve no âmbito da pós-graduação – 90% a 95% se realizam nas nossas universidades e centros de pesquisa – nada mais natural que a Fundação e o Ministério da Defesa  desenvolvam parceria”.

Manoel Pafiadache, secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD, contou que o ‘Concurso de Dissertações e Teses sobre Defesa Nacional’ foi criado em 2004, como atividade regular bienal. Em 2020, a CAPES se juntou à iniciativa, que passou a ser chamada de ‘Concurso MD/CAPES de Dissertações e Teses sobre Defesa Nacional’. Oportunamente, decidiu-se homenagear um dos heróis nacionais, atribuindo a esta edição o título de Prêmio Tiradentes.

Em 2020 o concurso recebeu 244 inscrições. Para Pafiadache, essa marca mostra a importância da  parceria.  Ele parabenizou os concorrentes  “pela excelência” dos trabalhos que apresentaram. “Aos premiados, o nosso reconhecimento pelas dissertações e teses produzidas que, com certeza, serão de grande valia para o Ministério da Defesa e para as Forças Armadas”.

A Premiação

Os autores dos três primeiros lugares nas categorias mestrado e doutorado receberam O prêmio em dinheiro do Ministério da Defesa. Já a CAPES, vai financiar sua participação em eventos acadêmico-científicos nacionais. O orientador do primeiro colocado em cada categoria também vai receber apoio da Fundação para participar de eventos acadêmicos internacionais.

Dissertação de Mestrado

Foto Premio Tiradentes Giselli Prof Correa
Professor Dr. Cláudio Correia, da EGN, e a primeira colocada na categoria Dissertação de Mestrado Giselli Nichols, da EGN.

Na categoria Dissertação de Mestrado, os vencedores foram Giselli Nichols, da Escola de Guerra Naval (EGN), Lucas Sampaio Lopes, da universidade Federal de Viçosa (UFV), e Claudio da Costa Silva, da Universidade da Força Aérea (UNIFA). Thiago de Godoi Dias, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), recebeu menção honrosa.

Teses de Doutorado

c7f768bc 4b95 4d96 b2b5 ab09e69b4ee8
Luís Claudio Silva, primeiro lugar na categoria Doutorado, representou os participantes do concurso, durante cerimônia (Foto: Naiara Demarco CCS/CAPES)

Já as teses de doutorado selecionadas foram de Luís Claudio Batista da Silva, Rodrigo Leonard Barboza Rodrigues, ambos do Instituto Militar de Engenharia (IME), e Rodolfo Migon Favaretto, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). O quarto trabalho dessa categoria, que recebeu menção honrosa, é de Larlecianne Piccolli, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Presentes na Premiação

Pela CAPES, estiveram presentes na cerimônia os diretores Heloísa Hollnagel, de Relações Internacionais, Carlos Lenuzza, de Educação Básica, Flávio Camargo, de Avaliação, e Milton Sampaio, de Tecnologia da Informação.

Pelo Ministério da Defesa, participaram Almir Garnier, secretário-Geral do MD, Wladmilson Aguiar, comandante da Escola Superior de Guerra, José Isaías Neto, diretor do Departamento de Desporto Militar do MD, e Víncent Dang, assessor especial do MD.  Além deles, Carlos Eduardo Arentz, vice-chefe do Estado-Maior da Armada, Carlos Braga, assessor especial do MD, e Paulo Rabelo, diretor do Departamento de Ensino do MD, estiveram presentes.

Também acompanharam o evento, Demetrius da Silva, reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), representantes da comunidade acadêmica e convidados.

Por CCS/CAPES