Realidade Virtual e IA: Alunos da EsSLog participam de imersão no CEADEx

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O uso de tecnologias avançadas no ensino militar foi o foco da visita dos alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) da EsSLog ao Centro de Educação a Distância do Exército (CEADEx). Entre os dias 10 e 14 de março, os futuros sargentos exploraram ferramentas de Realidade Virtual (VR) e Inteligência Artificial (IA) para simular o funcionamento do fuzil IA2 e do motor Marruá, além de conhecer o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) EBAula e recursos interativos para o ensino a distância no Exército Brasileiro.

Tecnologia no ensino militar: inovação no CEADEx

O CEADEx tem sido um pilar na modernização da educação no Exército Brasileiro, promovendo novas metodologias de ensino baseadas em tecnologia imersiva. A visita dos alunos da EsSLog reforçou a importância dessas inovações na formação militar, permitindo que os futuros sargentos tivessem contato com ferramentas de Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Inteligência Artificial (IA).

Com essas tecnologias, os militares podem simular operações complexas sem a necessidade de equipamentos físicos, aprimorando suas habilidades de maneira segura e eficaz. A aplicação de cenários imersivos, como a desmontagem e o funcionamento de armamentos e motores, torna o aprendizado mais dinâmico e interativo, acelerando o processo de assimilação dos conteúdos técnicos.

Além disso, os alunos puderam conhecer o estúdio de gravação do CEADEx, onde são produzidos conteúdos educacionais para cursos online. Foram apresentadas as ferramentas de edição, transmissão ao vivo e a plataforma EBLive, que facilita a disseminação do conhecimento dentro das Forças Armadas.

Experiência prática dos alunos da EsSLog

Durante a visita, os alunos participaram de diversas oficinas práticas, nas quais puderam experimentar o uso de tecnologias de simulação aplicadas ao ensino militar. Uma das atividades mais marcantes foi a simulação do funcionamento do fuzil IA2 e do motor Marruá, por meio da Realidade Virtual e Aumentada.

Essas experiências proporcionaram um aprendizado mais realista, permitindo que os alunos interagissem com os equipamentos sem a necessidade de desmontá-los fisicamente. Esse tipo de treinamento reduz custos, otimiza o tempo de aprendizado e melhora a segurança durante o manuseio de armamentos e veículos militares.

Os futuros sargentos também tiveram a oportunidade de explorar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) EBAula, que oferece cursos interativos e material didático digital para a formação e capacitação dos militares. A plataforma permite que os alunos acessem conteúdos a qualquer momento, promovendo um aprendizado mais flexível e contínuo.

O impacto do ensino a distância na qualificação militar

O avanço das tecnologias digitais tem transformado a maneira como o Exército Brasileiro capacita seus militares. O CEADEx, por meio do ensino a distância, amplia o acesso à qualificação, permitindo que mais militares se especializem em diversas áreas sem a necessidade de deslocamento para centros de treinamento presenciais.

A plataforma EBAula é um dos principais recursos utilizados nesse modelo de ensino, oferecendo cursos que abrangem desde disciplinas básicas até treinamentos avançados. Além disso, o uso de ferramentas como Realidade Virtual e Inteligência Artificial no ensino militar demonstra o compromisso do Exército em acompanhar as inovações tecnológicas e aplicá-las à formação profissional.

A visita dos alunos da EsSLog ao CEADEx reforçou a importância da educação digital na preparação dos militares para os desafios modernos. A integração entre tecnologia e ensino militar não apenas melhora a eficiência dos treinamentos, mas também garante que os futuros sargentos estejam cada vez mais preparados para atuar em um cenário de defesa cada vez mais tecnológico e dinâmico.

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Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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