Professores e alunos da UFF conhecem a AD/1 em programa do Exército

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Nos dias 13 e 14 de junho, professores e alunos do Instituto de Estudos Estratégicos da UFF tiveram a oportunidade de mergulhar na história e nas operações da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército. Através do Programa Conheça o seu Exército, eles exploraram desde fortalezas históricas até demonstrações de tiro de artilharia, ganhando uma nova perspectiva sobre a profissão militar.

Recepção e Palestras

Recepção pelo General de Brigada Emerson Alexandre Januário

Na manhã do dia 13, os professores e alunos foram cordialmente recebidos pelo General de Brigada Emerson Alexandre Januário, comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, na histórica Fortaleza de Santa Cruz da Barra. O encontro marcou o início de uma série de atividades destinadas a apresentar as peculiaridades e a importância estratégica do Exército Brasileiro.

Palestra sobre a origem e as características do Exército, da AD/1 e dos Fortes de Niterói

Após a recepção, os participantes assistiram a uma palestra detalhada que abordou a origem e as características do Exército Brasileiro, com ênfase na Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD/1) e nos Fortes de Niterói. A apresentação proporcionou uma compreensão aprofundada sobre a história militar e a relevância estratégica dessas instalações para a defesa do Brasil.

Importância histórica da Fortaleza de Santa Cruz da Barra

Os visitantes tiveram a oportunidade de explorar a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, o sítio militar de ocupação contínua mais antigo das Américas. Desde 1567, a fortaleza tem desempenhado um papel crucial na defesa da Baía de Guanabara. A visita destacou a importância histórica e estratégica deste local, que tem sido guardado ininterruptamente por soldados brasileiros.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui