Nos meses de abril e maio, alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais realizaram uma visita inédita ao Instituto Militar de Engenharia (IME). Esta iniciativa tem como objetivo fortalecer a integração entre as dimensões tecnológica e operacional da Engenharia Militar.

Visita de Instrução e Conhecimento Avançado

blank

Os oficiais-alunos dos cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência, Material Bélico e Saúde conheceram as instalações do IME e seus projetos inovadores. Durante a visita, foram ministradas instruções específicas conforme a necessidade e aplicação de cada curso.

Instruções e Projetos Inovadores

As instruções abordaram diversas áreas:

  • Técnicas de Imageamento Digital da Engenharia Cartográfica.
  • Aplicação da Logística Militar Terrestre pela Engenharia de Construção.
  • Desenvolvimento de Implantes Ósseos Integráveis e Próteses pela Engenharia Mecânica.
  • Criação de Blindagens Balísticas pela Engenharia de Materiais.

Além disso, foi apresentado o estado da arte em Engenharia de Defesa, com ênfase em:

  • Inteligência Artificial.
  • Mecanismos de Defesa e Segurança Cibernética.
  • Mecatrônica e Matéria Condensada.
  • Sistemas de Armas.

Importância da Tecnologia na Arte da Guerra

O estudo dos conflitos atuais demonstra que a tecnologia se tornou um fator preponderante na arte da guerra e na formulação da doutrina militar. A sintonia entre oficiais combatentes e oficiais do Quadro de Engenheiros Militares é crucial para aumentar a capacitação da Força Terrestre com os meios de combate mais modernos e eficazes.

EXECUTIVOS DO GRUPO AKAER DISCUTEM NOVAS TECNOLOGIAS NO DRONESHOW ROBOTICS 🇧🇷

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui