Navio-Patrulha Benevente: 25 anos servindo o sul do Brasil

Navio militar P61 navegando em águas calmas.
Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Navegando há 25 anos nas águas do sul do Brasil, o Navio-Patrulha Benevente (P61) é símbolo de vigilância e auxílio à população. Com sede em Rio Grande-RS, ele patrulha a faixa marítima entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e recentemente ganhou destaque por sua atuação humanitária na Operação Taquari 2, transportando mais de 20 toneladas de doações às vítimas das chuvas.

Capacidades operacionais e características do P61 Benevente

Navio militar cinza P61 sobre água marrom, céu azul.

Construído pelo estaleiro Richards Shipbuilders Ltd., em Great Yarmouth, na Grã-Bretanha, o P61 Benevente foi incorporado à Marinha do Brasil em 10 de julho de 1998, na Base Naval de Portsmouth. Desde então, tem operado sob o comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul (ComGptPatNavS), com porto sede na cidade de Rio Grande (RS), na área do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN).

O navio possui capacidade para executar patrulha naval, fiscalização de tráfego marítimo, inspeção de embarcações, ações de presença e segurança de áreas costeiras. Com autonomia estendida, sensores modernos e tripulação altamente treinada, o Benevente cumpre um papel fundamental no monitoramento da Amazônia Azul, especialmente no trecho mais austero do litoral brasileiro.

A atuação humanitária na Operação Taquari 2

Em 2023, durante as enchentes que afetaram gravemente o estado do Rio Grande do Sul, o Benevente assumiu uma nova missão: transportar mais de 20 toneladas de donativos arrecadados para auxiliar comunidades atingidas. Essa atuação fez parte da Operação Taquari 2, mobilização das Forças Armadas em apoio à Defesa Civil e à população em situação de calamidade.

A missão reforçou o caráter multifuncional da Marinha, que vai além da defesa: o Benevente tornou-se símbolo de esperança e solidariedade, mostrando à sociedade gaúcha que pode contar com o apoio da Força Naval mesmo em tempos de crise. O gesto solidário fortaleceu os laços entre os militares e a população civil.

A importância do Benevente para a defesa e segurança marítima do sul do país

Além das missões de ajuda humanitária, o Navio-Patrulha Benevente cumpre papel estratégico na segurança das águas do sul do país, região que inclui importantes portos, áreas pesqueiras e fronteiras marítimas. Sua presença constante no mar garante dissuasão contra ilícitos, apoio a operações de busca e salvamento, e integração com demais forças e agências de fiscalização.

Ao completar 25 anos de incorporação, o Benevente segue como um exemplo de eficiência e compromisso da Marinha do Brasil com a defesa dos interesses nacionais, especialmente no extremo sul. É mais do que uma embarcação: é uma sentinela dos mares, preparada para proteger, patrulhar e servir à sociedade brasileira — com firmeza e empatia.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui