Em 5 de novembro, o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) participou, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em Resende (RJ), do I Congresso de Iniciação Científica Agulhas Negras (I CICAN). O evento transcorreu no Teatro General Leônidas, antigo teatro acadêmico.

O I CICAN é uma atividade prevista pelo Plano Geral de Ensino da AMAN com a finalidade de possibilitar ao cadete a apresentação de seus trabalhos de conclusão de curso (TCC). A atividade propôs uma reflexão sobre aspectos relevantes da pesquisa, sua amplitude técnica/acadêmica, abrangência e potencial de contribuição para inovação científica e tecnológica.

O encontro teve como objetivo contribuir com a formação do cadete, particularmente do 4º ano, no desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à compreensão verbal, escrita e leitora, além do planejamento, análise e resolução de problemas e estímulo à criatividade, incentivando o debate e fomentando a produção científica sobre questões relacionadas à defesa e às ciências militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Congresso foi aberto pelo Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, e constou da apresentação dos melhores trabalhos científicos elaborados em cada um dos cursos da academia militar. Ao final, sagrou-se vitorioso o TCC do Cadete de Intendência Henrique Lira Sotolanicujo tema: “Licitações e contratos na AMAN: a formação do encarregado da seção de aquisições, licitações e contratos de organizações militares de fronteira do Comando Militar do Oeste” foi destaque entre os demais.

O DECEx foi representado, na ocasião, por integrantes da Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento da Educação Superior Militar do Exército (CADESM) que, também, em nome do Diretor de Educação Superior Militar, General de Divisão Jorge Cardoso Martins,  entregaram certificados aos cadetes participantes e um prêmio especial ao Cadete Sotolani

Fonte: DECEx / CADESM
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).