A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, na Fortaleza de São João (FSJ), na Urca, uma cerimônia em homenagem aos 158 anos da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha, comemorada em 11 de junho. Com a presença da advogada Eliane Oliveira Almeida, estagiária do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), a cerimônia manteve as tradições navais, com o hasteamento da Bandeira ao som do Hino Nacional. Foram içados também os Sinais de Barroso, que rememoram a histórica participação do Brasil na Batalha Naval do Riachuelo: “O Brasil espera que cada um cumpra seu dever” e “Sustentar o Fogo que a Vitória é nossa”.

Imposição da Medalha Mérito Militar

Snapinsta.app 351708353 782706973469643 8442805736743447173 n 1080

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na mesma solenidade, foi realizada a imposição da Medalha Mérito Militar a oficiais e praças em reconhecimento aos bons serviços prestados à Marinha do Brasil (MB). Quatro militares foram agraciados com a medalha de ouro, por 30 anos de serviço, e outros dois receberam a medalha de prata, por 20 anos de efetivo serviço.

Palavras do Comandante da ESG

Presidindo a cerimônia, o Comandante da ESG, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, felicitou os militares agraciados e relembrou a relevante data de 11 de junho de 1865. Ele mencionou heróis do passado que lutaram na Batalha Naval do Riachuelo, como o Guarda-Marinha Greenhalgh, o Imperial Marinheiro Marcílio Dias, o Almirante Barroso e o Primeiro-Tenente Antônio Luís, mais tarde conhecido como Barão de Teffé. “Cultuando as tradições da nossa Marinha do passado, podemos manter acesa a chama do patriotismo e, mais do que isso, relembrar que nossas Forças Armadas precisam estar em permanente estado de prontidão para defender a nossa Pátria”.

Atividades Alusivas ao Dia da Marinha

Snapinsta.app 351646359 1516943298835198 2484498485876323231 n 1080

O evento também contou com a presença de militares das três Forças, civis, estagiários do CAEPE e do Curso de Estado-Maior Conjunto, além de alunos da Escola Municipal Estácio de Sá, situada na FSJ. A programação do Dia da Marinha incluiu exposição de materiais de emprego militar e atividades interativas oferecidas por Organizações Militares da MB. Alunos do 4º ano da Escola Municipal Estácio de Sá tiveram a oportunidade de participar de um passeio na viatura “PIRANHA”.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).