Crianças do Projeto “Música e Cidadania” do PROFESP visitam a Ilha Fiscal

Visita guiada à Ilha Fiscal enriquece a formação cultural e histórica das crianças do projeto "Música e Cidadania" do PROFESP.

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

As crianças do Programa Força no Esporte (PROFESP), participantes do projeto “Música e Cidadania” do Batalhão Naval, tiveram uma oportunidade única no dia 29 de maio: uma visita guiada à histórica Ilha Fiscal. Esse evento cultural foi uma experiência marcante que aguçou a curiosidade das crianças e permitiu que elas vivenciassem a história do Brasil de maneira prática e envolvente.

Experiência Educacional e Cultural

O projeto “Música e Cidadania”, criado em 2017, oferece cursos gratuitos de musicalização e prática instrumental, aproveitando a experiência dos militares das Companhias de Bandas dos Corpos de Fuzileiros Navais, que são formados em pedagogia e educação musical. Em 2023, com a modernização das instalações e a criação de novas áreas esportivas no Batalhão Naval, o projeto foi ampliado e credenciado junto ao PROFESP, diversificando as atividades oferecidas aos alunos.

Durante a visita à Ilha Fiscal, as crianças interagiram com o acervo histórico e aprenderam sobre eventos significativos da história do Brasil. “Foi uma experiência incrível. As crianças ficaram fascinadas e aprenderam muito sobre nossa história de uma forma divertida e interativa”, destacou um dos instrutores do projeto.

História Viva na Ilha Fiscal

A Ilha Fiscal, famosa por ser o local do último baile do Império antes da Proclamação da República, é um ponto histórico de grande importância. As crianças puderam ver de perto onde muitos eventos importantes aconteceram, tornando a aprendizagem mais concreta e memorável.

O programa “Música e Cidadania” não só promove a educação musical, mas também incentiva a cidadania e o desenvolvimento cultural dos jovens, oferecendo-lhes experiências que vão além das salas de aula. Este tipo de atividade complementa a formação integral dos alunos, proporcionando-lhes um entendimento mais profundo da história e cultura do Brasil.

Expansão do Projeto e Impacto na Comunidade

Desde sua criação, o projeto tem impactado positivamente a vida das crianças, oferecendo-lhes novas perspectivas e oportunidades. A expansão e modernização das instalações no Batalhão Naval permitiram que mais alunos fossem atendidos, aumentando o alcance e a eficácia do programa.

A interação com a história durante a visita à Ilha Fiscal é apenas um exemplo de como o projeto “Música e Cidadania” do PROFESP está transformando a vida dos jovens, tornando a educação uma experiência rica e envolvente.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui