Ciência e estratégia: ECEME conhece o SCTIEX no IME

Palestra militar sobre atividades e entrega de espadas.
Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A formação estratégica dos futuros líderes do Exército passa também pela compreensão profunda da tecnologia nacional. No dia 14 de abril, alunos da ECEME visitaram o Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, onde conheceram de perto as estruturas e projetos do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEX). A visita foi marcada por trocas relevantes entre os discentes e os pesquisadores do instituto.

Tecnologia aplicada à prontidão: o IME em foco

A visita teve como ponto central uma apresentação feita pelo General de Divisão Juraci Ferreira Galdino, Comandante do IME, que destacou as atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico da instituição. Projetos como a Escola Empreendedora e a Escola Corporativa foram apresentados como parte da Iniciativa Estratégica “Implantar o Programa IME 1000”, ligada ao objetivo institucional de “Obter Prontidão Tecnológica”, conforme o Plano Estratégico do Exército 2024-2027.

Soldado observa impressora 3D em evento tecnológico.

A exposição também incluiu visitas aos principais laboratórios do IME, como os de Robótica Industrial, Mecatrônica, Segurança Cibernética, Inteligência Artificial, Concreto e Materiais de Construção. Em cada setor, os chefes de projeto mostraram como a pesquisa acadêmica e aplicada contribui diretamente para a capacidade operacional da Força Terrestre.

Ao final da visita, os discentes tiveram a oportunidade de interagir com os pesquisadores, entender os processos de inovação e refletir sobre como a tecnologia pode ser instrumento de superioridade estratégica no campo de batalha moderno.

Formação estratégica com base em ciência e liderança

Os alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) são preparados para assumir funções de alto nível em planejamento, comando e assessoria nas estruturas do Exército. Inserir a dimensão tecnológica nessa formação amplia a visão de futuro desses oficiais, permitindo que compreendam os desafios contemporâneos da Defesa sob uma perspectiva multidisciplinar.

A visita ao IME proporcionou um raro encontro entre formadores de doutrina e desenvolvedores de soluções tecnológicas, promovendo um diálogo essencial entre liderança militar e inovação científica. Nesse ambiente, o intercâmbio de ideias ajuda a construir uma cultura de tomada de decisão baseada em evidência técnica e prospectiva estratégica.

O gesto de aproximar oficiais em formação dos centros de pesquisa demonstra um compromisso do Exército em alinhar tradição, preparo tático e inovação contínua — atributos indispensáveis para o cenário de defesa do século XXI.

SCTIEX: o Exército como vetor de inovação nacional

O Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEX) é uma engrenagem vital para o fortalecimento da capacidade autônoma de defesa do Brasil. O IME, como polo acadêmico de excelência, cumpre papel fundamental na articulação entre ensino superior militar, pesquisa aplicada e o desenvolvimento de capacidades militares terrestres.

A presença dos alunos da ECEME no instituto simboliza a busca por um Exército tecnologicamente preparado, estrategicamente orientado e institucionalmente integrado. Em tempos de disrupções tecnológicas e novas ameaças, como guerras cibernéticas e conflitos híbridos, é essencial que os comandantes de amanhã tenham conhecimento e visão crítica sobre inovação e soberania tecnológica.

A visita ao IME mostrou, mais uma vez, que a ciência é parte da estratégia — e que preparar líderes capazes de entender e utilizar essa ciência é um dos caminhos mais sólidos para garantir a prontidão e a superioridade da Força Terrestre Brasileira.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui