Carro de Combate Leve Sobre Lagartas SK-105A2S durante exercício de tiro real

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais realizou, no período de 3 a 5 de novembro, a segunda edição anual do adestramento de Escola de Fogo, denominado ESFOG BLD-II/CC-II, no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), na Restinga da Marambaia (RJ).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento teve a participação de cerca de 70 militares do Batalhão, além de apoios específicos de outras organizações militares da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), e contou com quatro Carros de Combate Leve Sobre Lagartas SK-105A2S, duas Viaturas Blindadas Especiais Sobre Rodas PIRANHA IIIC e uma Viatura Socorro ARRV.

blank
Guarnição da VtrBldEsp SR 8×8 PIRANHA IIIC prepara a metralhadora para o tiro

Nas atividades previstas, os blindados cumpriram diversas missões de tiro com seus armamentos orgânicos. Os militares adestraram-se em conjunto, como guarnições constituídas das viaturas, bem como praticaram os procedimentos aprendidos nos bancos escolares, seja no Curso Especial de Operação de Carro de Combate ou no Estágio de Qualificação Técnica Especial em Operação de Viatura Blindada Especial Sobre Rodas PIRANHA IIIC (E-QTEsp-OpVtrBldEsp SR 8×8 PIRANHA IIIC).

Durante o adestramento, foram observados os protocolos clínicos e terapêuticos estabelecidos para a Marinha.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).