AMAN firma parcerias com universidades para inovação no ensino militar

Militar opera simulador com observadores ao fundo.
Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

No coração de Resende (RJ), a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) está ampliando fronteiras para além da formação militar. Em 2024 e 2025, a instituição intensificou o diálogo com universidades renomadas do eixo Rio-São Paulo, firmando parcerias estratégicas que visam incorporar inovação pedagógica e práticas acadêmicas modernas à formação dos futuros oficiais do Exército Brasileiro.

Intercâmbio acadêmico e visitas institucionais em 2024 e 2025

Em uma agenda articulada com foco na troca de experiências e aprimoramento do ensino superior militar, a AMAN visitou importantes centros de excelência acadêmica, como a UNICAMP, USP, ITA, UFF, UFRJ, Mackenzie, FGV e instituições militares como a EsPCEx e o IME. As visitas ocorreram entre março e abril de 2024 e representaram um marco no estreitamento das relações com a academia civil.

Já em 2025, a Academia recebeu, em visita de reciprocidade, delegações da UNICAMP (01/04) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (03/04). Esses encontros permitiram apresentar a estrutura pedagógica e os projetos educacionais da AMAN, reforçando a imagem da Academia como referência nacional no campo da educação superior militar.

Convênios de estágio e a aproximação prática com o ensino civil

Além dos intercâmbios institucionais, a AMAN firmou convênios com a Universidade Estácio de Sá (UNESA) e a Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), estabelecendo programas de estágio supervisionado para alunos civis dentro das instalações militares. As áreas contempladas incluem Construção Civil, Educação Física, Medicina Veterinária, Tecnologia da Informação e Administração.

A iniciativa permite que estudantes de instituições civis vivenciem a rotina organizacional e disciplinar do ambiente militar, ao mesmo tempo em que contribuem com conhecimento técnico e inovação. Para os cadetes da AMAN, o contato com essas áreas expande o escopo da formação e estimula a aplicação de soluções interdisciplinares.

Inovação no ensino militar: liderança, simulação e novas práticas pedagógicas

Durante as visitas, os representantes das universidades conheceram de perto estruturas inovadoras da AMAN, como o Centro de Desenvolvimento de Liderança (CDL) e a Seção de Simulação (SIMAF). Esses ambientes representam o que há de mais atual na formação de oficiais, com foco em tomada de decisão, pensamento crítico, simulações de combate e desenvolvimento de competências socioemocionais.

A troca de experiências com instituições civis traz novos olhares sobre métodos de avaliação, uso de tecnologias educacionais, práticas de ensino híbrido e formação continuada de docentes. Essa integração com o meio acadêmico reforça o compromisso da AMAN com a excelência no ensino militar e amplia a influência do Sistema de Educação do Exército no cenário educacional brasileiro.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui