O Comando da 6ª Região Militar anunciou com pesar o falecimento de Ricarte da Costa Pestana, veterano da 2ª Guerra Mundial e herói da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Natural de Nazaré das Farinhas (BA), Ricarte, aos 19 anos, lutou na Itália, destacando-se na conquista do Monte Castello. Aos 103 anos, ele faleceu em Salvador, deixando um legado de bravura e dedicação.

Trajetória militar de Ricarte da Costa Pestana

Ricarte da Costa Pestana alistou-se na Força Expedicionária Brasileira (FEB) aos 19 anos, durante a 2ª Guerra Mundial. Como exímio atirador de metralhadora, destacou-se em seu treinamento, ficando em segundo lugar em todo o Brasil. Integrando o 11º Regimento de Infantaria, Ricarte participou ativamente das batalhas na Itália, incluindo a histórica conquista do Monte Castello, uma das vitórias mais importantes das tropas brasileiras na guerra.

Homenagens e reconhecimento

blank

Ao longo de sua vida, Ricarte recebeu diversas homenagens tanto do Exército Brasileiro quanto do governo italiano. O Comando da 6ª Região Militar sempre o reverenciou, realizando cerimônias com a banda militar em sua residência em seus aniversários e recebendo-o como convidado especial nos principais eventos militares na Guarnição. Essas homenagens destacaram seu valor e a importância de seu legado para as futuras gerações.

Vida pós-guerra

Após deixar a Força Terrestre, Ricarte trilhou uma vida civil de sucesso. Foi diretor da Escola do Senai em Dendezeiros, estudou Estatística no Rio de Janeiro e posteriormente tornou-se diretor do Departamento de Estatística da Bahia (DE). Além disso, Ricarte formou-se em Psicologia na USP e lecionou na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sua dedicação à educação e ao desenvolvimento profissional marcou significativamente sua trajetória pós-guerra, deixando um impacto duradouro em diversas áreas.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui