Exército leva Projeto Cidadania Verde-Oliva às escolas de Tefé

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em um gesto de aproximação com a juventude e valorização dos símbolos nacionais, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva levou o Projeto Cidadania Verde-Oliva às escolas de Tefé (AM). Na Escola Estadual Eduardo Ribeiro, alunos participaram do hasteamento da Bandeira Nacional ao som da Banda de Música da Brigada das Missões, vivenciando momentos de civismo e respeito à Pátria.

A ação, realizada com o objetivo de fortalecer a consciência cívica de crianças e adolescentes, combinou música, exposição interativa e interação com militares da Brigada, em uma experiência marcada pela emoção e pelo aprendizado sobre os valores e tradições da República.

Educação cívica em sala de aula

O Projeto Cidadania Verde-Oliva é estruturado para transmitir de forma didática e envolvente o significado dos símbolos nacionais. Na exposição apresentada em Tefé, os alunos puderam aprender sobre as cores da Bandeira Nacional, o contexto histórico do Hino Nacional, e a função institucional do Selo Nacional e das Armas da República. Tudo isso por meio de painéis ilustrativos e diálogo direto com os militares.

A apresentação da Banda de Música da Brigada das Missões trouxe emoção ao momento do hasteamento da bandeira, criando um ambiente de respeito e solenidade. Os estudantes participaram com entusiasmo, fazendo perguntas e demonstrando curiosidade sobre a história e os significados que envolvem os símbolos da Pátria.

Aproximação entre Forças Armadas e juventude

Para além do conteúdo cívico, o projeto representa uma oportunidade de aproximação entre o Exército e a comunidade escolar. Em regiões como Tefé, situadas no coração da Amazônia, essa presença reforça o sentimento de segurança e pertencimento. A iniciativa mostra que o papel da Brigada de Infantaria de Selva vai além da defesa territorial — envolve também a formação do cidadão.

Professores e gestores escolares destacaram a importância do projeto como reforço à grade curricular de História e Educação Moral e Cívica. A interação respeitosa entre militares e estudantes despertou admiração e fortaleceu o respeito à instituição militar como guardiã dos valores nacionais.

Civismo como caminho para a proteção e soberania

Ao promover o respeito aos símbolos da Pátria, o projeto também atua na formação de identidade nacional. Em tempos de desafios geopolíticos e ambientais, sobretudo na Amazônia Legal, iniciativas como o Cidadania Verde-Oliva reforçam a noção de que defender o Brasil é também cultivar o amor por seus valores e tradições desde cedo.

Mais do que cantar o Hino ou conhecer os símbolos, os alunos de Tefé foram convidados a pensar sobre o que significa ser brasileiro. E, assim, o Exército ajuda a semear uma geração mais consciente de seus deveres e de sua responsabilidade na proteção do território e da floresta amazônica.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui