Batalhão Humaitá ministra adestramento para Policiais Civis na Pista de Conduta Urbana

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

No dia 30 de julho, militares do 2° Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais – Batalhão Humaitá, realizaram um adestramento para dez Policiais Civis da Delegacia de Homicídios – Núcleo São Gonçalo / Niterói. O treinamento ocorreu na Pista de Conduta em Área Urbana da Força de Fuzileiros da Esquadra e incluiu técnicas de combate urbano e progressão.

Detalhes do Adestramento

Agentes da Polícia Civil em progressão na Pista de Conduta em Área Urbana

Durante o treinamento, os policiais civis receberam instrução em várias técnicas essenciais para operações urbanas. Entre os conhecimentos massificados estavam Carregamento Tático e Emergencial, Técnicas de Progressão em Ambiente Urbano, Conduta de Patrulha e Entrada em Compartimento. Para melhor simular as intempéries do combate, foram utilizadas diversas ferramentas, como munição de festim, Granadas Indoor Luz e Som, além de armas de Airsoft.

Objetivo do Treinamento

O adestramento teve como objetivo simular situações reais de combate urbano, preparando os policiais civis para enfrentar desafios em áreas urbanas contemporâneas. A instrução é vital para melhorar a eficácia das operações policiais, especialmente em contextos que exigem ações rápidas e precisas, como a garantia da lei e da ordem, operações de paz e apoio à defesa civil.

Instalações e Equipamentos da Pista de Conduta

A Pista de Conduta em Área Urbana da Força de Fuzileiros da Esquadra foi concebida para reproduzir situações que exigem ações ou reações similares às encontradas no ambiente urbano contemporâneo. Esta infraestrutura permite a simulação de cenários que variam desde Operações Anfíbias até Operações de Emprego Limitado da Força, como Garantia da Lei e da Ordem, Operações de Paz e até atividades benignas como Apoio à Defesa Civil e Operações Humanitárias.

Benefícios para a Polícia Civil

O treinamento proporcionado pelo Batalhão Humaitá resultou em um significativo aprimoramento das habilidades dos policiais civis. A experiência prática na Pista de Conduta em Área Urbana preparou os agentes para lidar com situações de alta complexidade em ambientes urbanos. O conhecimento adquirido durante o adestramento é crucial para a atuação eficaz da Polícia Civil em operações reais, aumentando a segurança e a capacidade de resposta em missões críticas.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui