No dia 28 de junho, o 1º Batalhão de Polícia do Exército realizou a formatura do Estágio de Adestrador de Cães de Guerra (EACG). O curso, que ocorreu entre 6 de maio e 28 de junho, formou 21 novos adestradores, com destaque para o 3º Sargento Moutinho, do 1º BPE, reconhecido pela excelência em todas as etapas do treinamento.

Estrutura e duração do EACG

O Estágio de Adestrador de Cães de Guerra (EACG) teve início no dia 6 de maio e foi concluído em 28 de junho, totalizando quase dois meses de treinamento intensivo. Durante o estágio, os participantes foram submetidos a um rigoroso cronograma que incluiu atividades práticas e teóricas. O curso abrangeu diversos conteúdos relacionados ao adestramento de cães, técnicas de comando, controle de animais em situações de combate e missões específicas de policiamento.

Participantes e unidades envolvidas

blank

O EACG contou com a participação de militares de diversas unidades, incluindo o 1º Batalhão de Polícia do Exército, o 1º Batalhão de Guardas, o 11º Batalhão de Polícia do Exército, o 1° Depósito de Suprimentos, o 36º Pelotão de Polícia do Exército Paraquedista e o Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro. A diversidade de unidades participantes destacou a colaboração e a integração entre diferentes setores das Forças Armadas, promovendo um ambiente de aprendizado compartilhado e de troca de experiências.

Destaque e celebração da formatura

Durante a solenidade de formatura, o 3º Sargento Moutinho, do 1º BPE, foi especialmente reconhecido como o destaque do curso, demonstrando excelência em todas as etapas do treinamento. A cerimônia celebrou a dedicação e o esforço de todos os participantes, que após dois meses de treinamento intensivo, finalizaram com êxito esta importante etapa em suas carreiras militares. O evento ressaltou a importância do curso para a capacitação dos militares e o impacto positivo na prontidão e na eficiência das unidades envolvidas.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui